sexta-feira, 2 de julho de 2010

TEORIA DO BOLO DE CHOCOLATE - por Adauto Lourenço

Um dia você chega na sua casa, olha a mesa da cozinha e encontra um lindo e delicioso bolo de chocolate. E se pergunta: como surgiu esse bolo?

Duas teorias são possíveis para o surgimento desse bolo:


Teoria 1:

Alguém que sabe fazer bolos de chocolate foi até a dispensa, pegou diversos ingredientes pré-selecionados, misturou os ingredientes na ordem certa, na quantidade certa, colocou o material dentro de um recipiente, levou ao forno a uma determinada temperatura e, depois de alguns minutos, ao ver que estava bom, retirou o recipiente do forno e lá estava o bolo de chocolate.


Teoria 2:

Um caminhão de supermercados estava fazendo entregas e, ao passar perto de sua casa, teve que fazer uma manobra de alto risco para não atropelar uma criança que estava atravessando a rua sem olhar. Nisso, o caminhão perdeu totalmente o controle e capotou. Na caçamba, os sacos de farinha e açúcar se romperam, as caixas de ovos se quebraram, latas de chocolate em pó se abriram, caixas de leite vazaram. Havia também uma pequena tigela entre as mercadorias, sendo que um pouco da farinha caiu na tigela, um pouco do chocolate em pó, um pouco do leite, assim ovos, açúcar, etc., de forma que aos poucos os ingredientes foram se agrupando nessa tigela, à medida que o caminhão capotava. Ao terminar de capotar, o caminhão pegou fogo, e os bombeiros foram chamados para conter o fogo. Ao apagarem o incêndio, os bombeiros tiveram uma grande suspresa: no meio dos escombros do caminhão, eles encontraram um bolo de chocolate.


1 bolo de chocolate tem, em média, 12 elementos em sua composição.


1 célula possui mais de 2 milhões de elementos em sua composição.


Nós achamos ridículo que alguém acredite que um bolo de chocolate possa surgir dessa forma. Porém, nós somos informados, por uma boa parte da comunidade científica, de que a célula apareceu espontaneamente, bem como tudo o que existe no Universo, por conta de uma grande explosão cósmica a partir do nada (big bang) – esta é chamada de TEORIA DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA.

TEORIA CRIACIONISTA- parte da comunidade científica defende a criação do Universo mediante a ação de um Ser Superior (Deus), que formou todas as coisas a partir de um processo lógico e organizado.

Pense nisso...

Adauto J. B. Lourenço, B. Sc., MSc., é formado em Física pela Bob Jones University, USA. Mestrado em Física Nuclear pela Clemson University, USA. Pesquisador responsável em Sistemas de Imagem de Estruturas Atômicas (Oak Ridge National Laboratory), é membro da American Physics Society, EUA e pesquisador em Trocas de Energia em Nível Atômico (Max Planck Institut für Stromunsgsforchung, Alemanha). Uma das características mais marcantes de prof. Adauto Lourenço tem sido a sua habilidade em transmitir conceitos difíceis da Ciência de uma forma compreensível e agradável, para públicos de várias idades e de diferentes níveis de conhecimento. É também formado em teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida, casado com Sueli e pai de três moças.

Nenhum comentário: