segunda-feira, 15 de novembro de 2010

REFERÊNCIAS AO NATAL - PARTE 1

A festa do Natal se aproxima, por isso nos próximos posts vou falar um pouco sobre o nascimento de Jesus Cristo, e tudo aquilo que biblicamente o envolve.

O nascimento de Jesus é contado com maior riqueza de detalhes nos Evangelhos de Mateus e Lucas, os quais merecem uma leitura bastante atenta, face à riqueza de detalhes. Mateus trata especificamente dos seguintes assuntos, referentes ao nascimento de Cristo: a concepção divina (Mt 1:18-24); o nascimento e os visitantes do oriente (Mt 2:1-12). Já Lucas aborda a anunciação (Lc 1:26-45); o cântico de Maria (Lc 1:46-56); o nascimento de Jesus (Lc 2:1-21).

Fica aqui a primeira questão: Jesus de fato nasceu no dia 25 de dezembro, do ano 1 d.C.?

Provavelmente não. Inicialmente, a Bíblia em nenhum momento estabelece a data de nascimento de Jesus, mas nos fornece algumas informações que podem nos levar até o período que seria mais próximo desse acontecimento.

Quanto ao ano de nascimento de Jesus, a Bíblia nos relata que a vinda do Messias ocorreu durante o reinado de Herodes Magno, que governou a Palestina no período compreendido entre 40 a.C. e 4 a.C. É interessante observarmos que, historicamente, Herodes morreu na primavera do ano 750 da era romana, o que equivaleria ao ano 4 a.C.. Já a Bíblia afirma que, nos dias que antecederam o nascimento de Cristo, José e Maria se dirigiram a Belém por conta do recenseamento do povo Judeu, fato este que, cronologicamente, teria ocorrido 3 anos antes da morte de Herodes. Por fim, o recenseamento judeu aconteceu por etapas, sendo que na cidade de Belém o evento se deu no oitavo mês, o que nos leva a supor que Jesus nasceu, provavelmente, no mês de Agosto do ano 7 a.C.

Segundo relato escrito por Mateus, Jesus nasceu na cidade de Belém, região da Judéia. Já Lucas descreve que na noite do nascimento de Jesus haviam pastores naquela região passando a noite nos campos, tomando conta das ovelhas. Dificilmente essa cena ocorreria no mês de Dezembro, pois tratava-se de um período de frio intenso e condições adversas para o trabalho nos campos. Com base nestas informações, é bastante provável que o nascimento tenha de fato ocorrido em meados de Agosto ou Setembro, por tratar-de de um período mais propício para a atividade dos pastores.

Quanto ao dia 25 de dezembro, especificamente, os cristãos costumam atribuir a esse dia o nascimento de Cristo, tradição que vem desde o século IV. Porém esta foi uma mera adaptação das festas relacionadas ao deus Sol dos povos pagãos. Para que a data deixasse de ser atribuída uma festa "pagã" e se tornasse uma celebração de cunho religioso e "oficial" para a igreja católica, surgiu um decreto do Papa Júlio I, no ano 350 da era cristã, determinando que o nascimento de Jesus Cristo deveria ser comemorado no dia 25 de Dezembro, em substituição à veneração ao Deus Sol.

Até a próxima!

Nenhum comentário: